sábado, 30 de abril de 2016

FlyLady: Tudo Sobre O Método de Organização da Casa (e da Vida!)

Vou tentar resumir o post de uma forma que eu gostaria de ter lido quando comecei a pesquisar. Isso porque aqui no Brasil só achei informação no Vida Organizada, mas tive impressão de que os posts de lá são para pessoas que já entendem um pouco do que se trata. No site oficial do método, é tudo muito fácil DEPOIS que você entende o básico – e é em inglês, o que atrapalha para muita gente. Então vou tentar economizar umas horinhas de leitura aqui pra vocês! Espero que gostem e se identifiquem, tanto quanto eu! :)

FlyLady: o que é?

É um método de organização da casa (e da vida!), baseado em rotinas pré-estabelecidas, em auto-aceitação, bom-humor e, principalmente, sem perfeccionismo. A idéia é que você faça um pouquinho a cada dia (BabySteps) e que, assim, consiga manter sua casa em dia e sua vida mais feliz, já que terá tempo também pra você e pra sua família.

Como começo?

Antes de tudo, você precisa se habituar a algumas atitudes diárias:

1. Faça sua pia BRILHAR

Toda noite, antes de dormir, tenha a certeza de deixar sua pia limpa e brilhando. Sem louças e sem restos.
(ou tenha um marido LINDO como o meu que faz isso todos os dias de manhã por você <3).
A mágica por trás desse hábito está em você ter uma sensação de dever cumprido e sentir que seu dia pode mesmo começar, já que as coisas estão minimamente em ordem. Se quiser ler mais sobre o assunto e aprender como pode fazer para realmente fazer sua pia BRILHAR, leia aqui (em inglês).

2. Vista-se por completa, antes de começar o dia. Da cabeça aos pés, literalmente.

A FlyLady diz que isso é muito importante, pois estudos sugerem que pessoas calçadas (e não de chinelos ou pantufas!) se sentem e agem de forma mais profissional. Eu até concordo, mas aqui em casa abolimos o uso dos sapatos nas áreas internas, enquanto o Murilo está engatinhando e colocando tudo na boca. Mas faço uma maquiagem básica ecoloco uma roupa que me deixe preparada para qualquer situação fora de casa. Na hora de sair é só colocar o sapato e pronto! :)
(Com o tempo eu parei de fazer a maquiagenzinha, confesso. E sobre os sapatos, mantemos sem utilizá-los dentro de casa, mas sempre deixo sapatos que é só vestir e sair em um lugar próprio, perto da porta de saída.)
Veja aqui (em inglês) o porquê de usar sapatos em casa.

3. Atue em “BabySteps

BabySteps, traduzido literalmente, significa “Passos de Bebê”. Quem me lê aqui, bem sabe que os bebês evoluem de pouquinho em pouquinho e a cada dia aprendem uma habilidade diferente. Um dia ele aprende a bater num objeto, logo ele aprende a parar a mão sobre o objeto, depois o agarra, depois aprende a transferir de uma mão pra outra e assim vai, até conseguir arremessar, pegar de volta e etc. A idéia é essa: faça de pouco em pouco e aprimore a cada dia. Tenha em mente que “a casa não ficou bagunçada do dia pra noite e também não vai ficar limpa e organizada do dia pra noite!”.  Para aprender a atuar emBabySteps, algumas coisas irão te ajudar:
  1. Estabeleça pequenas rotinas, antes de tudo: 3 coisas a serem feitas assim que acorda e mais 3 para serem feitas antes de dormir. Com o tempo você pode incluir novos hábitos nessa lista. Para ajudar, a cada mês a FlyLady sugere um novo hábito para que você inclua em sua rotina diária. Você pode acompanhar pelo site oficial do método (em inglês), ou pelo post FlyLady: hábito do mês.
  2. Consistência é a chave de tudo: no começo você pode consultar uma lista das suas rotinas, mas é importante que elas se tornem parte de você. Para isso acontecer, siga a mesma ordem, jeito de fazer e, se possível, os mesmos horários todos os dias.
  3. Leve o tempo necessário e aproveite o processo: Não se pressione, não se culpe. Se esquecer um dia, faça no dia seguinte ou assim que lembrar. É a rotina que fará isso ser parte de você e uma rotina leva em média 28 dias para ser de fato estabelecida. Um passo de cada vez. BabySteps!

4. Desentulhe! 15 minutos por dia:

Qualquer um pode parar 15 minutos para fazer qualquer coisa. Então tire 15 minutos do seu dia para desentulhar, ou seja, se livrar de tudo o que não é mais útil e de tudo aquilo que você não AMA. Pra você saber se deve manter ou se livrar de determinado objeto, veja o que sente quando olha pra ele. Se culpa, medo, arrependimento, tristeza, solidão ou qualquer outro sentimento negativo estiver no meio, DESAPEGUE já! Cuidado que essa prática é viciante, então coloque um cronômetro para 15 minutos e PARE quando o cronômetro chegar ao fim. Mais pra frente faço um post específico sobre como desentulhar.

5. Faça pausas regulares

Limpar a casa não precisa ser uma maratona. Tire 15 minutos a cada 1 hora para descansar a mente e o corpo e então planeje o que fará em seguida.

6. Siga os 11 mandamentos

Os mandamentos servem como guia para te ajudar a seguir o método e aprender a VOAR (Fly) :)
  1. Mantenha sua pia limpa e brilhando
  2. Vista-se toda manhã, mesmo que você não queira fazer isso. Não esqueça de seus sapatos.
  3. Faça sua rotina da manhã e da noite, todos os dias
  4. Não se permita ser distraída pelo computador (ou celular!)
  5. Preste atenção em si mesma: se você tirou algo do lugar, guarde de volta.
  6. Não tente fazer duas coisas ao mesmo tempo. UMA TAREFA POR VEZ!
  7. Não tire do lugar mais coisas do que você seja capaz de organizar de volta em uma hora
  8. Faça algo por você todos os dias, pode ser toda manhã e toda noite
  9. Trabalhe o mais rápido possível para ter sua tarefa pronta. Isso vai te dar mais tempo livre mais tarde
  10. Sorria mesmo quando você não tiver vontade. É contagiante. Deixe sua mente pronta para ser feliz e você será feliz!
  11. Não se esqueça de dar risada todos os dias! Mime-se; você merece!

Hora de começar a voar!

Agora que você já organizou sua rotina básica, é hora de botar a mão na massa e partir para o trabalho (não tão) duro (assim).
Bom, primeiramente, você deve dividir sua casa em 5 zonas (zonas no sentido deespaços e não de bagunças! :P):
  1. Zona 1: Entrada, Área Frontal e Sala de Jantar
  2. Zona 2: Cozinha
  3. Zona 3: Banheiro e Um Quarto Extra
  4. Zona 4: Quarto Principal
  5. Zona 5: Sala de Estar
Se você já pensou que tem mais cômodos que isso, fique tranquilo. Boa parte de nós também tem! :)
Cada semana você vai trabalhar mais profundamente (embora por pouco tempo) em uma zona e, a cada mês, as zonas irão se repetir, fazendo com que, em pouco tempo, a maior parte da sua casa esteja linda. Aí sim você começa a cuidar das outras partes!
Trabalhar mais profundamente em uma zona também não significa deixar todo o resto pra lá, calma!
Comece do começo. Como falamos lá no início, sua casa não ficou bagunçada do dia pra noite e não ficará arrumada do dia pra noite. Então descubra qual é a zona dessa semana e comece a DESENTULHAR. 15 minutos por dia, todos os dias, na zona proposta.

Como sei qual é a zona que devo trabalhar essa semana?

O melhor jeito é visitando o seu “LaunchPad” no site oficial do método. Eu também vou tentar postar aqui semanalmente, mas não sei se vou conseguir manter. Se quiser que eu mantenha essa área atualizada, espero o seu comentário nesse post e também no post “FlyLady: Guia da Semana“. Só vou manter isso atualizado se houver demanda, afinal, meu tempo também é bastante escasso :)

O que mais posso fazer todos os dias para melhorar minha vida?

Além de desentulhar o cômodo proposto, você também deve executar suas rotinas diárias. Algumas assim que levanta, outras antes de dormir. Nessa rotina diária você pode incluir os 11 mandamentos (lembra?). Mas como a vida não é só feita de desentulhar, limpar e organizar, você também precisa de tempo para executar algumas tarefas básicas a cada dia da semana. Se houver dias certos para cada coisa, tudo fica mais fácil. Então siga esse guia e separe 1 hora do seu dia para resolver as pendências, de acordo com os dias da semana:
  • Segunda-feira: Dia de Abençoar a Casa. Pegue uma hora e dê uma boa limpada nas coisas aparentes da casa. Passe aspirador de pó onde os pés alcançam, tire o pó com um espanador, limpe o vidro do tampo da mesa, troque os lençóis, esvazie as lixeiras, suma com as coisas espalhadas.
  • Terça-feira: Dia de Planejar. Tire uma hora e planeje a próxima semana. Pense em qual será o menu, em quais atividades de lazer vocês farão, na lista de compras, nas roupas que vai vestir, nos projetos que pretende trabalhar. Anote tudo e faça um planejamento adequado. Você vai melhorar a cada semana.
  • Quarta-feira: Dia Anti-Procrastinação: Sabe aquilo tudo que você deixou “pra amanhã”? É dia de resolver hoje. Ligue no banco, na faculdade ou no consultório médico. Marque aquela consulta. Ligue para aquela amiga. Limpe o aquário. Termine aquele relatório. Faça aquele brinquedinho fofo de artesanato pro seu bebê. Hoje é o dia. Tenha uma lista em mãos e vá resolvendo tudo. Mas gaste somente o tempo necessário para não deixar de fazer as outras coisas do dia ;)
  • Quinta-feira: Dia de Resolver Pendências Fora de Casa: Tente marcar para as quintas-feiras tudo o que você precisa resolver fora de casa. Compras de supermercado, consultas médicas, correios, banco, etc.
  • Sexta-feira: Dia de Desentulhar a Bolsa e o Carro. Jogue todos os recibos, papéis de bala, copos vazios fora. Junte as moedas em um local apropriado e tire o pó acumulado. Serão só alguns minutos e te economizará muito tempo durante a semana.
  • Sábado: Dia de Diversão com a Família. A semana foi corrida e hoje vocês merecem um descanso. É um dia para se divertir! Escolha uma coisa legal para fazerem juntos, como assistir um filme, fazer um piquenique ou qualquer coisa que gostem de fazer.
  • Domingo: Dia de Renovar o Espírito. Tire um tempo para você e renove-se fazendo o que mais gosta. Se não renovamos nosso espírito, também não podemos renovar o espírito de outros. Leia um bom livro, passeie em um parque, assista um filme inspirador ou tome um longo banho de banheira. Qualquer coisa que te faça sentir bem e renovada.

E que história é essa demissões? Quais são elas?

A cada dia você terá uma missão, relacionada com a zona atual. As missões levam, normalmente, 15 minutos. Alguns dias levam um pouco mais de tempo, mas o tempo máximo de uma missão é de 1 hora. Utilize sempre um cronômetro e evite extrapolar o tempo proposto.
Para saber qual é a missão do dia, você deve acompanhar o site do método, ou o post “FlyLady: Guia da Semana“, aqui no blog.Lembre-se de comentar se estiver utilizando este post, pois só vou atualizá-lo, de fato, se tiver demanda! 
Sobre a questão do tempo:
– Utilize sempre um timer. Pode ser do celular, daqueles de cozinha ou qualquer outro. Marque 15 minutos e comece!
– Para as outras missões, você também deve utilizar o timer. A maioria das coisas será feita em 15 minutos. E lembre-se sempre do mandamento número 7: “Não tire do lugar mais coisas do que você seja capaz de organizar de volta em uma hora”.

Ok! Missão Completa, e agora?

Você também deve criar uma lista do que seria um ambiente idealmente limpo e organizado, para cada cômodo da casa. Essa lista será seu Plano Detalhado de Limpeza.Esse plano deve incluir os mínimos detalhes e, por isso, vai demorar para ter todas prontas. Mas você pode usar um tempo da terça-feira (dia de planejar), para criar uma lista. Na próxima terça, faça outra e assim por diante. Tendo uma lista detalhada para a zona atual, você pode colocá-la na sua geladeira com checkboxes e ir ‘ticando’ conforme for completando. Talvez você não consiga fazer tudo, mas quando voltar nesse cômodo, já estará tudo mais limpo e fácil, então você provavelmente conseguirá completar.
Não se esqueça de colocar o timer de 15 minutos e mãos a obra!

Tá! Só isso?

Claro que não amiga! Agora é a sua vez! Toda semana você tem missões para se mimar! Acesse o site do método para saber qual é a sua missão de mimo da semana e sinta-se o máximo! :)

Alguém pode me ajudar aqui?

Deve! :)
Se você tem filhos que já entendem e conseguem ajudar, eles também têm suas missões! Acesse o site do método para saber qual é a missão das crianças. Será super bom pra elas se sentirem parte da rotina da casa.
Sobre o marido, a FlyLady não prevê nada para eles. Mas eu, particularmente, acho que eles devem participar sim! Afinal, eles trabalham fora, mas nós trabalhamos (e muito!) em casa. Se fossem apenas as missões da FlyLady, tudo bem. Mas não é só isso. Tem os filhos, as roupas, as consultas médicas. E muitas de nós ainda tem projetos paralelos e trabalham como autônomas. Então vamos dividir, né? :)
Você pode fazer assim: alguns dias da semana deixe a missão pra ele e defina alguns itens da rotina diária para que ele faça. Aqui em casa ele cuida de deixar a pia brilhando e de tirar o lixo. E também dá pra deixar a lista de limpeza detalhada na geladeira e combinar com ele de irem os dois resolvendo e ticando conforme tiverem tempo.
—-
Bom, espero que tenham gostado e que se inspirem a mudar a vida de vocês pra melhor. Fly Ladies! ;)
E não se esqueçam de comentar se tiverem a intenção de seguir as missões por aqui!

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