domingo, 24 de abril de 2016

Plano Semanal Sistema FlyLady 
Domingo dia de Renovar o Espírito 




Domingo é dia de renovar o espírito – o que isso significa?
O que seria renovar o espírito?
Ao longo da semana, nós vivemos em uma correria enorme. Acorda, acorda os filhos, faz café, se arruma para o trabalho, leva pra escola, busca, prepara comida, lava roupa, arruma a casa, trabalha, recebe um monte de demandas, briga com o marido, sai pra jantar com as amigas, vê um filme com o marido, faz lição de casa com as crianças – enfim, a lista de coisas a fazer nunca acaba. Com tudo isso, é natural que, mesmo que a gente não perceba, fiquemos estressadas(os). A ideia de ter um dia, o domingo, para renovar o espírito, é justamente ter um dia para a gente meio que se obrigar a reconectar com quem somos. É sair um pouco dessa rotina maluca e refletir sobre a vida, rezar, orar, meditar, ou simplesmente fazer algo que relaxe a nossa mente e nos deixe em paz, independente da nossa religião.
Isso para mim tem sido um bom objetivo porque, desde que comecei a trabalhar em casa, estou buscando uma maneira de equilibrar a minha nova rotina. Não tenho como dizer “vou trabalhar de segunda a sexta das 9 às 18 horas” porque a minha vida é diferente. Meu trabalho não é convencional. Eu tenho eventos que acontecem aos finais de semana, a trabalho, em que preciso comparecer. Tenho viagens que preciso fazer. Assim, não tenho dias fixos de trabalho e descanso, como eu tinha quando trabalhava em um emprego convencional, e ainda estou tentando ajustar isso.
Uma solução que tem dado certo foi estabelecer um dia da semana para descansar e renovar o espírito, enfim. Procuro fazer aos domingos, na medida do possível. Se terei alguma atividade de trabalho em um domingo em particular, transfiro para outro dia, mas confesso que tenho conseguido administrar bem e meus domingos têm sido mais calmos.
Aqui vai a minha mensagem para vocês então:
No domingo, procurem fazer atividades que renovem seu espírito. Passeios calmos com as crianças (ir à igreja, ao parque, a um templo, em vez de shoppings e outros lugares agitados), um tempo para meditação, um tempo para ler seu livro favorito, um tempo para preces (se tiver uma religião), um tempo para olhar para o céu, sem fazer nada, pensar na vida, ver um filme na tv, não assistir programas violentos, ocupar o tempo com algum hobby que sempre fica de lado. É isso o que eu sugiro que você faça no domingo, para acalmar a mente e começar a semana energizado(a), pronto para outra.
Não se trata de ter uma religião, mas de procurar fazer atividades calmas e que te inspirem. Cada um tem as suas. Liste-as. Invista tempo nelas a cada domingo.
Às vezes tenho a impressão que estamos deixando nossos finais de semana mais ocupados que os dias úteis da semana. No sábado, até entendo, porque temos tanta coisa para resolver na rua e muitas vezes só temos o sábado para fazer isso. Mas tente pegar leve com o seu domingo. Nada de shopping lotado, supermercado, estacionamento cheio, estresses desnecessários. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hábito do Mês de Outubro - Sistema Flylady

É outubro e isso significa que é hora de trabalhar com um novo hábito!   Este mês, vamos nos concentrar em controlar a Papelada.   ...